EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Por que a graxa à base de lítio é a mais usada?

Segundo o relatório mundial de produção de graxas lubrificantes do NLGI (National Lubrication Grease Institute – EUA) de 2017, 75% do volume de graxas produzidas mundialmente são de graxas à base de Lítio ou complexo de Lítio. O maior produtor é a China que produz mais que EUA e Europa juntos.

Pela sua versatilidade, essas graxas têm seu uso majoritário nas indústrias em geral, aviação e até doméstico. E essa predominância vem sendo conquistada há décadas.

As graxas à base de Lítio são massas lubrificantes à base de óleo mineral ou sintético com o espessante à base do lítio e ácido orgânico.

São macias, têm ótima bombeabilidade, boa tolerância a altas temperaturas (podendo chegar a temperaturas de 140°C de operação por curtos períodos), boa resistência a água, boa adesividade, boa estabilidade mecânica e uma resistência mediana a altas cargas, o que lhe confere excelente versatilidade entre as demais massas lubrificantes. Além de ter um custo relativamente menor que outras graxas específicas.

Outras características são melhoradas através de aditivação, e os mais comuns são antioxidantes, extrema pressão (EP), anticorrosivos, melhoradores do índice de viscosidade e adesividade (taking agent). E, além de aditivos, podem ser misturados nas graxas à base de lítio alguns outros lubrificantes sólidos como bissulfeto de molibdênio, grafite, teflon (PTFE) dentre outros.

Óleos base sintéticos como alquilenoglicoís ou ésteres são usados em graxa de sabão de lítio semifluido para a lubrificação de pequenos motorredutores. Já os óleos polialphaoleofinas (PAO) são especialmente desenvolvidos para a lubrificação de materiais plásticos ou sintéticos. Os óleos sintéticos à base de ésteres podem ser usados em temperaturas de até -60°C. E em casos de temperaturas extremamente baixas, existem graxas de sabão de lítio com óleo de silicone (-75°C).

As cores das graxas à base de Lítio geralmente podem ser avermelhadas, azuladas, brancas e até amareladas, lembrando que a cor não indica qualidade.

E uma grande desvantagem das graxas à base de sabão de Lítio é que por ser um sabão metálico, a toxidade do Lítio faz com que não possa ser utilizada em indústrias alimentícias.

Graxas de boa qualidade são aquelas que atendem isoladamente ou em conjunto às exigências de um equipamento. Se o equipamento não exigir nada superior, esse produto estará bem especificado para a aplicação.

Conhecer os tipos de graxa existentes no mercado e saber fazer a melhor escolha é uma garantia a mais que se tem de que os equipamentos funcionarão com um desempenho satisfatório, além de otimizar a necessidade de frequência de relubrificação, aumentando a eficiência operacional.

E você, qual o tipo de graxa utiliza em seus equipamentos? Me conte aí nos comentários.

Por Eng. Antônio Miguel de Moura Paula – 3AJ Engenharia Ltda

Saiba mais sobre lubrificação e lubrificantes…

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Insira seus dados no formulário abaixo para agendar a sua demonstração.

WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento Whatsapp
Comercial

Insira seus dados no formulário abaixo para agendar a sua demonstração.